quarta-feira, 22 de março de 2017

Liberstad, um projeto de cidade libertária na Noruega

Liberstad é um projeto que pretende estabelecer a primeira cidade libertária da Noruega, onde toda a propriedade será privada e todos os serviços serão prestados por agentes privados. A cidade será construída seguindo a filosofia anarquista, o princípio da não-agressão e direitos de propriedade.



John Holmesland, responsável pelo empreendimento, e sua equipe, começaram a procurar propriedades em agosto de 2015 e encontraram a fazenda Tjelland, situada no município de Marnardal, no sul da Noruega, com o “tamanho apropriado, localização, internet e conexão elétrica, abastecimento de água, bom terreno para construção e nenhum morador permanente nas propriedades vizinhas”.




De acordo com Holmesland, o objetivo a longo prazo é transformar Liberstad em uma cidade-estado autônoma com sua própria economia, semelhante a Hong Kong, Cingapura ou mesmo Mônaco, mas sem política, impostos e políticos. Os serviços básicos da cidade, como escolas, hospitais, casas de repouso, segurança, coleta de lixo, tribunais e companhias de seguros serão fornecidos “no mercado interno ou através de organizações voluntárias isentas de qualquer imposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário